terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estopim da Fiel

Estopim da Fiel é uma torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista do estado de São PauloBrasil. Foi fundada em 5 de janeiro de 1979, em Diadema. No ano de 1988, montou também um bloco de carnaval na cidade.


História : 

Sendo oficialmente fundada em 5 de janeiro de 1979, a Estopim da Fiel já acompanhava o Corinthians desde 1976. No jogo que ficou conhecido como a famosa invasão corintiana, quando mais de 70.000 Corintianos invadiram o Maracanã para assistir à semifinal doCampeonato Brasileiro de 1976 contra o Fluminense, uma bandeira da “Estopim da Fiel” e uma faixa “Corintianos de Diadema” podiam ser vistas no estádio.
Na reunião de fundação da Estopim da Fiel, estiveram presentes: Romualdo Francisco dos Santos, Moacyr Gomes, Suely Nunes dos Santos, David F. Sant’ana Filho, PM José de França, José Carlos Urbano, Rosalvo Gomes de Ramos, Vanderlei Caetano e Dr. Severino A. de Oliveira. O nome da torcida, sugerido por José de França e já utilizado no jogo de 1976, foi escolhido por unanimidade. O logotipo adotado consiste no distintivo do Corinthians com uma granada estourando no centro, em alusão ao estopim.
A estréia oficial ocorreu em 18 de março de 1979, na vitória do Corinthians sobre a Portuguesa de Desportos, no estádio do Morumbi. Em1988, a Estopim da Fiel tornou-se bloco carnavalesco em Diadema. Com o falecimento de Romualdo Francisco dos Santos, fundador e presidente da Estopim, em 1993, a entidade deixou de comparecer aos jogos do clube. Depois disso, a Estopim passou a se dedicar apenas aos carnavais de Diadema como Bloco, passando em 1995 à categoria de Escola de Samba.
Em 2000, torcedores decidiram reativar a torcida e, no dia 8 de março, no jogo entre Corinthians e Inter de Limeira, a Estopim estava de volta aos estádios. O logotipo foi alterado e um urso foi adotado como mascote oficial da torcida. Em 6 de maio do mesmo ano, a sede situada na Rua São Jorge, 154, no Centro de Diadema, foi reinaugurada oficialmente, com um grande coquetel que contou com a presença de diversas autoridades da cidade, além das torcidas Fiel Macabra, Pavilhão 9 e Gaviões da Fiel.

Fotos : 
estopimdafiel | ♥♥EstOpim Da Fiel PaixaO pOr um sO mOtivO♥escudostorcidas | Escudo da Estopim da Fiel do Corinthians-SPsougavioes | ESTOPIM DA FIEL

Veja também : Pavilhão 9
                       Fiel Macabra
                       Torcida Uniformizada do Corinthians Loucos da Fiel
                       Gaviões da Fiel 
                       Coringão Chopp

Nenhum comentário:

Postar um comentário